logo

A escolha certa do produto de limpeza pode afetar positivamente no comportamento do filhote quando o assunto é xixi e cocô no local certo. Determinados produtos que usamos comumente em casa realizam a limpeza, retiram o odor que nós sentimos, porém não agem efetivamente na retirada do odor para o olfato dos cães, possibilitando assim que ele retorne e faça xixi no mesmo local. Por isso a necessidade de produtos veterinários, feitos especialmente para agir da forma necessária.

Além disso, a correta higienização pode impedir problemas de saúde aos cães e aos humanos, uma vez que a ureia, presente na urina, pode liberar amônia, que é altamente tóxico.

Importante evitar soluções caseiras, muito difundidas pela internet, uma vez que não possuem eficácia comprovada, além de poderem fazer mal a alguns cães por alergia a algum componente.

Neste ponto, existem produtos específicos para realizar a limpeza das necessidades do cachorro, testados para evitar problemas à saúde. Há cães que podem apresentar algum tipo de reação alérgica, não sendo muito comum, devendo ser comunicado imediatamente ao médico veterinário.

A Limpeza

Ao identificarmos que o cachorro fez xixi em algum ponto da casa, o recomendado é que seja colocado um papel toalha por cima, para que absorva a urina e diminua o excesso. Após isso, pode se passar um pano com um detergente neutro, removendo o resto do líquido presente.

Em seguida, utilizar um pano seco para deixar a área pronta para a higienização final, com um produto formulado especificamente para este fim.

Lembrando que os panos utilizados neste processo devem ser somente usados para este fim, não sedo adequado usar na limpeza geral da casa.

Produtos Veterinários

São os mais adequados, pois garantem a total higienização e desinfecção do local, retirando o odor principalmente para os cães, coisa que os produtos de limpeza comum não fazem, eliminando odores apenas para nós humanos. Lembre-se que o olfato do cachorro é bem superior ao nosso.

Estes produtos agem quebrando as moléculas das substâncias presentes na urina.

Dentre os mais utilizados no mercado, temos entre eles o Herbalvet, o Vet+20, Enzimac, Sanol, Lysoform, entre outros.

Alguns destes são prontos para o uso, e outros devendo ser diluídos na água, aumentando seu rendimento.

Importante seguir as orientações do fabricante sobre a necessidade de diluição ou não, e principalmente o modo de usar, para garantir sua eficácia.